musicas.mus.br

Letras de músicas - letra de música - letra da música - letras e cifras - letras traduzidas - letra traduzida - lyrics - paroles - lyric - canciones - PEDAGOGIA LIBERTÁRIA - MANO ZEU RAP - música e letra

Utilize o abecedário abaixo para abrir as páginas de letras dos artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

PEDAGOGIA LIBERTÁRIA letra


Muitos acreditam que o conhecimento cientifico e o capital cultural são adquiridos somente nos modelos formais da educação. escolas e universidades.

Nessa análise predomina a hierarquia do trabalho e do capital, e não se reconhece outros modelos populares educacionais que difere da educação formal já constituída.

Um militante e intelectual brasileiro chamado mauricio tragtenberg denomina de universidades todo formação de conhecimento: contato com pessoas, lugares, experiências étnicas e religiosas e tudo que acumula experiências.

Dentro da minha trajetória pessoal enquanto sujeito histórico posso relatar que o hip-hop, o coletivo cartel do rap, a favela e o envolvimento com jovens engajados da periferia fazem parte das minhas universidades.

Dessa forma eu entendo o movimento hip-hop e a música rap como uma ferramenta da pedagogia libertária, essa pedagogia que buscou eliminar as relações autoritárias da educação.

O hip-hop em sua coletividade nada mais é que um movimento juvenil produzido por artistas que são também por vezes educadores e que também lutam por uma sociedade mais justa e igualitária. tentando romper com as relações autoritárias da sociedade representada em suas músicas pela bruta força policial.

Um pouco da pedagogia libertária está na música forte e contundente do mano zeu ao denunciar o autoritarismo desse estado burguês na letra da música "pátria armada".

Os mc´s agem como paulo freire que utilizou um método de alfabetização para educar milhares de brasileiros com palavras e realidade do seu dia a dia .trazendo as universidades desse sujeitos para a sala de aula.

Os mc´s também cumprem esse papel de educadores conscientizando não só jovens e crianças das periferias, mas toda uma sociedade trazendo palavras e informações do seu cotidiano.

Nesse sentido o álbum brasil ilegal de autoria do mano zeu vêm para mostrar que esse cd de música não é só para ouvir e curtir é mais uma ferramenta da pedagogia libertária que os rappers conscientes vêm se apropriando.

Esse cd é um novo olhar desse país de muitas faces.

Assim como os educadores mauricio tragtenberg e paulo freire que fizeram da pedagogia uma ferramenta para libertar .

Os favelados fazem de suas práticas culturais uma ferramenta de liberdade construída diariamente com sagacidade e sentimento, "o brasil ilegal" veio também para educar e libertar!!

Mano Zeu Rap - Letras

top 30 músicas

©2003 - 2024 - musicas.mus.br